domingo, 31 de agosto de 2008

O Mk II da Airfix


Image Hosted by ImageShack
Uma foto do Mk II da Airfix, hoje fora de produção

Durante muitos anos o Mk II produzido desde os anos sessenta pela Airfix foi o único tanque da 1ª Guerra Mundial disponível em plástico, sob a forma de "kit" para montar na escala 1/76.

Este facto deve-se quer a uma manifesta falta de popularidade do conflito entre os fabricantes de miniaturas, quer a um desconhecimento do papel que os carros de combate tiveram nas fases finais dos combates, quando participaram em grande número nas investidas que acabariam por determinar a derrota da Alemanha.

Este modelo apresenta algumas incorrecções, sendo a mais óbvia a de se apresentar como Mk I, do que resulta de incluir o trem traseiro deste modelo, quando efectivamente a reprodução feita pela Airfix se aproxima bastante mais do Mk II, bastando omitir algumas peças características de outros modelos e corrigir algumas falhas para obter uma réplica aceitável mesmo segundo os padrões actuais.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto do Mk II da Airfix, originário dos anos sessenta

Excluindo o problema de ser na escala 1/76 e não na 1/72 e de o número e rebites ser muito superior ao real, os restantes problemas com este "kit" corrigem-se omitindo o trem traseiro, substituindo o escape superior por um conjunto de peças em angulo e escondendo alguns detalhes, como o de uma escotilha inexistente sobre a posição do condutor.

Apesar da sua idade, patente na qualidade de moldagem e de marcas evidentes do molde que resultam de algum desgaste, este é um modelo bem concebido, de fácil montagem, que requer apenas alguma atenção no alinhamento das peças, obrigando a ensaios prévios antes da colagem defenitiva.

A opção por uma das camuflagens da época, num padrão bastante diferente do adoptado pelos Mk IV, resulta num efeito colorido que realça as formas características do que foi o primeiro carro de combate inglês a entrar em acção.
Enviar um comentário