quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A cavalaria ligeira australiana da HaT - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Foto da cavalaria ligeira australiana da HaT

A cavalaria ligeira australiana ou "Australian Light Horse" celebrizou-se nos quase esquecidos teatros de operações do Médio Oriente, onde o Império Britânico enfrentou as tropas turcas em zonas tão remotas como a Palestina, a Síria ou o Iraque durante a 1ª Guerra Mundial.

Este conflito, quase esquecido, serviu de tema ao célebre filme "Lawrence da Arábia", onde são narradas as aventuras deste oficial inglês que liderou as tribos árabes no combate contra o Império Otomano, mas as restantes vertentes, incluindo algumas das últimas cargas de cavalaria da História, são lembrados por poucos.

Uma das forças que participou nesta campanha foi a cavalaria ligeira australiana, ou "Australian Light Horse" (ALH), usada normalmente como infantaria montada, mas que, em Betsheba, carregou as forças turcas no que foi uma das últimas cargas de cavalaria com sucesso registadas na história militar.


Image Hosted by ImageShack
Outra imagem da cavalaria ligeira australiana da HaT

Os militares da ALH usavam o típico uniforme tropical do Exército Australiano, com o típico chapéu de abas largas, e estavam armados com a espingarda Lee Enfield, um sabre-baioneta e, no caso dos oficiais, com o revólver Webley.

Era comum o uso de uma bandoleira a tiracolo e outra em torno do pescoço do cavalo que, para além do cavaleiro, podia ter que carregar diverso tipo de equipamento e provisões, essenciais para a sobrevivência em operações de longa duração nos inóspitos teatros de operações do deserto do Médio-Oriente.

Para além de representar a cavalaria australiana, também parte essencial do "Australia and New Zealand Army Corps" ou ANZAC, este conjunto pode ser utilizado para representar os seus camaradas neozelandeses, bastando para tal uma pequena modificação na aba dos chapéus, que, neste caso, deve ter a aba direita levantada na vertical e sem as marcas no topo.
Enviar um comentário