sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O Corpo Expedicionário Português de 1917 (base HaT) - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Soldados do Corpo Expedicionário Português de 1917 feito com base em figuras da HaT

A participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial, na qual estiveram envolvidos perto de 100.000 militares, dos quais 7.000 perderam a vida, merece uma atenção maior do que a que lhe é prestada, seja a nível do sistema de ensino, seja por parte das próprias entidades oficiais, que nem sempre lembram o sacrifício dos que nunca regressaram para junto dos seus.

Não é propósito deste "blog" relatar a história da participação nacional neste conlito, mas queremos recordar a contribuição nacional no esfoço de guerra que derrotou as Potências Centrais e preparar um pequeno contingente que possa ser utilizado em jogos de guerra, eventualmente como complemento de uma força inglesa.

O uniforme português era então numa mescla cinzento-azulado, com o colarinho direito, sendo usado um capacete de aspecto canelado, enquanto o armamento era a espingarda de repetição Mauser-Vergueiro de 6.5mm.


Image Hosted by ImageShack
Conversões de militares do CEP de 1917 feito com base em figuras da HaT

Após a chegada e França, verificaram-se diversas alterações quando o fardamento, equipamento e armamento passou a ser fornecido pelos ingleses, do que resultou a substituição da Mauser pela Enfield, compatibilizando assim as munições, bem como a adopção de vário tipo de armamento de origem britânica, como as metralhadoras ligeiras Lewis, as metralhadras pesadas Vickers ou os morteiros Stokes.

Também os capacetes foram substituidos pelos britânicos, mais resistentes e mais simples de produzir e os uniformes provenientes de Inglaterra passaram a ter o mesmo corte dos que eram fornecidos aos militares ingleses, mas numa cor semelhante ao "azul-horizonte" adoptado pelos franceses, que é um tom de cinzento azulado.

As cartucheiras e restante equipamento em lona era de cor khaki, idêntico ao usado pelos ingleses, sendo muito dos equipamentos em couro igualmente idêntico ao britânico.
Enviar um comentário