terça-feira, 2 de setembro de 2008

O Panzer III da HaT - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma versão de comando do PzKfw III

O problema mais evidente deste modelo é o rodado simples, com rodas apenas no exterior, quando deveria ter um rodado duplo, de modo a sustentar adequadamente o peso do veículo, algo que pode ser corrigido através de uma pequena alteração de custos praticamente nulos.

A opção que escolhemos foi a de recortar da própria caixa do "kit" uma série de pequenas tiras de cartão com 2mm de largura que foram coladas em torno das rodas, de modo a obtermos um rodado duplo, conforme é possível observar na fotografia que publicamos no texto anterior.

Num dos modelos, convertido numa versão de comando, a escotilha foi colocada na posição de aberta, modificamos ligeiramente o mantelete e adicionamos um visor adicional, algo comum neste tipo de veículo em que era dada prioridade à facilidade em observar o exterior.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto a preto e branco da versão de comando do PzKfw III

Este "kit" recebeu o mesmo tipo de rodado duplo que já descrevemos e foi inicialmente pintado integralmente em preto, após o que recebeu sucessivas camadas de amarelo escuro, aplicadas com o píncel quase seco, de modo a realçar o contraste, sendo finalizado com uma aguada de tinta negra.

Por outro lado, os PzKfw III podem servir de base a todo um conjunto de veículos de engenharia, de desempanagem, de comando, etc, sendo que muitas destas versões requerem apenas conversões simples, as quais podem ser realizadas recorrendo a técnicas e materiais ao alcance da maioria dos modelistas e envolvem pouca disponibilidade de tempo.

Para além do PzKfw III, a HaT produz o StuG III, com base no mesmo "chassis", que apresentaremos futuramente e também serve de base a inúmeras versões e tem um enorme potencial para modificações, uma das quais exemplificaremos oportunamente.
Enviar um comentário