quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O StuG III G da HaT - 1ª parte


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Peças e processo de construção do StuG III

Já publicamos dois textos onde descrevemos o PzKfw III da HaT, tendo na altura mencionado o StuG III do mesmo fabricante, sendo que este "kit" partilha algumas peças com o carro de combate que lhe deu origem.

O StuG III surgiu em 1940, com base no PzKfw III, do qual herdou o "chassis" e componentes mecânicos, mas a torre foi substituida por uma super-estrutura de baixo perfíl onde estava instalado uma peça curta de 75mm, destinada a dar apoio de fogo próximo à infantaria durante missões de assalto.

Quando a peça curta de 75mm se revelou ineficaz contra os carros de combate inimigos mais recentes, esta foi sucessivamente substituido por modelos mais longos, como o L/48, ou de maior calibre, como a de 105mm, dando assim origem a novos modelos mais simplificados e com a blindagem reforçada.


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Pintura e finalização do StuG III

O modelo da HaT reproduz uma das versões construidas a partir de meados do conflito, com a peça de 75mm longa e a super-estrutura de maiores dimensões, necessária para alojar o armamento de maiores dimensões e com mais angulos rectos e construido com menos placas, de modo a acelerar o processo de construção.

Tal como os restantes modelos da série "Armourfast", o StuG vem em conjuntos de dois "kits" idênticos numa mesma caixa e marca um momento de evolução a nível da evolução desta família de miniaturas, sendo o primeiro a incluir escotilhas que podem ser colocadas na posição aberta, algo que é relevante para muitos modelistas e praticantes de jogos de guerra.

Tal com acontece com o PzKfw III, será conveniente transformar as rodas em rodados duplos, seguindo o método anteriormente descrito e que pode ser visualizado na primeira fotografia, cobrindo depois todas as peças com um primário que facilitará a pintura com a cor final, que será um amarelo escuro.
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