quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O SU-85 da HaT - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um SU-85 visto de perfíl

Tal como a maioria dos carros de combate e outros veículos soviéticos do tempo da 2ª Guerra Mundial, os SU-85 eram pintados num tom esverdeado, sendo raro a existência de padrões de camuflagem, pelo que normalmente apenas a estrela vermelha, os números identificadores e os célebres "slogans" patrióticos sobressaiam sobre uma coloração uniforme.

Optamos por pintar o modelo em "khaki drab" sobre uma base negra, seguindo-se algumas camadas ligeiras com a cor ligeiramente mais clara através de uma mistura com amarelo escuro, sendo depois coberto com uma aguada de cor preta e de alguns retoques em cor ferrugem nas zonas que se tendem a detriorar com maior rapidez, como a zona da cobertura do motor ou dos escapes.

Não incluimos qualquer decalque pela simples razão de estes não virem incluidos e o modelo que construimos se destinar ao catálogo do fabricante, sendo conveniente incluir apenas os conteúdos do "kit", mas vários dos caçadores de carros soviéticos não possuiam qualquer tipo de identificação, pelo que a versão apresentada está de acordo com a realidade.


Image Hosted by ImageShack
Conjunto de fotos do SU-85 da HaT

Este "kit" pode servir de base para a realização de outros modelos, inclusivé, com algum trabalho, para a elaboração do SU-100, sendo que neste caso vários detalhes, sobretudo na parte superior e lateral direita, para além do canhão, terão que ser substancialmente modificadas.

Os SU-85 capturados foram usados pelos alemães, muitas vezes com pequenas alterações a nível das escotilhas, de modo a melhorar a visibilidade e normalmente sem os reservatórios de combustível externos, pelo que esta poderá ser uma opção para um pequeno trabalho de conversão.

Podendo-se ou não gostar do aspecto deste modelo, que não agradará a todos, este será, provavelmente, o melhor "kit" de carro de combate da HaT, incluindo os reservatórios de combustível típicos dos T-34 e seus derivados, pegas, escotilhas que podem ser colocadas na posição de aberto e todos os principais detalhes dos SU-85, no total de perto de uma trintena de peças.
Enviar um comentário