sábado, 4 de outubro de 2008

Feld Kanone 96 da 1ª Guerra Mundial da Emhar - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Imagem da artilharia alemã da Emhar com guarnição da HaT

A peça de artilharia ligeira mais comum no Exército Alemão no início da 1ª Guerra Mundial era o Feld Kanone 96 ou FK96, de 77 mm, que demonstrou ser eficaz nos primeiros meses de combates, quando o seu baixo peso favorecia a mobilidade, mas que perdeu vantagem quando as posições estabilizaram e o seu alcance era inferior ao das peças inimigas.

O calibre do FK96 fora escolhido de modo a que não fosse possível recalibrá-lo de modo a usar as munições típicas de 75 ou 76.2 mm, enquando o contrário seria possível, facilitando a adaptação do uso de munições alemãs nas peças inimigas capturadas cujo calibre seria aumentado de modo a ficar de 77mm.

A Emhar tem uma reprodução desta interessante peça de artilharia, incluindo numa mesma caixa um par de canhões e 24 figuras com equipamento da última fase da Grande Guerra, algo um pouco inexplicável já que o FK96 é uma peça típica do início do conflito e veio a ser gradualmente substituido quando o FK16, seu sucessor, ficou disponível.


Image Hosted by ImageShack
Outra fotografia da artilharia alemã da Emhar com guarnição da HaT

Ao contrário do sofrivel FK16 da HaT, o FK96 da Emhar é uma boa réplica do original, que melhoramos através da introdução de pequenos detalhes, como as pegas laterais, os estofos dos assentos, que foram melhorados, uma nova mira e ligeiras correcções que permitem colocar este "kit" a um nível bastante elevado.

Mesmo o modelo na sua configuração de origem, sem a introdução de melhoramentos, é francamente interessante, mais complexo do que o modelo da HaT, e incluindo todo um conjunto de detalhes que o colocam no mesmo patamar das peças de artilharia feitas em plástico rígido por fabricantes conceituados como a Esci ou a Airfix.

Apesar de o plástico flexível da Emhar não ser tão fácil de colar e de pintar como o da HaT, após o recurso a uma cola de dois componentes específica para polietileno e um primário em cor preta, é fácil concluir este modelo camuflando-o segundo um dos complexos padrões utilizados pelos alemães, com as múltiplas cores a serem separadas por linhas de cor negra.
Enviar um comentário