quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Locomotiva "Pug" da Dapol (modelo original Airfix) - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Foto da locomotiva "Pug" da Dapol

Acrescentamos a esta locomotiva alguns pequenos vagões, adquiridos no EBay inglês por um preço extremamente baixo, com preços na ordem da meia dúzia de euros, incluindo portes, mas também podiamos adicionar o "Rheneas", que apresentamos num texto anterior.

Optamos por colocar na frente, segundo um típico procedimento militar, um vagão que serve de plataforma a uma metralhadora e que é lastrado com algumas travessas de linhas férreas que servirão para efectuar reparações, caso necessário, e para evitar que uma mina colocada na linha o projecte contra a locomotiva.

Este modelo foi retocado com tons de castanho e uma aguada negra, de modo a ter uma finalização compatível com a da locomotiva, sendo este esquema semelhante ao de um "brake wagon", um vagão coberto com um sistema de travagem de emergência, no interior do qual colocamos um par de figuras.


Image Hosted by ImageShack
Foto da locomotiva "Pug" da Dapol

Juntamente com três ou quatro pequenos vagões, sobre um troço de linha que pode ser construido a partir de restos de plástico colados de forma a formar secções de carris, o "Pug" é um modelo de pequenas dimensões mas de aspecto final extremamente agradável, ao qual só falta adicionar dois ou três maquinistas para ficar concluido.

Estes modelos, com pequenas alterações na combinação de locomotivas e vagões e a inclusão de figuras genéricas pode ser utilizada em cenários que vão desde o final do século XIX até meados do século XX, cobrindo assim um período que inclui a época colonial e as duas guerras mundiais e abrangendo uma extensa zona geográfica que inclui a Europa, a África e a Ásia.

No total, todo o conjunto, que inclui três locomotivas, seis vagões e alguns troços de linhas férreas construidas a partir de restos de plástico, custou perto de cinquenta euros e garante uma flexibilidade de utilização que permite a sua utilização nos mais diversos cenários e com múltiplas figuras e modelos.
Enviar um comentário