sábado, 18 de outubro de 2008

O Fokker Dr.I da Furuta - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Fokker DrI na sua "versão tigre"

Na fase final da montagem, colamos o trem de aterragem e o suporte, bem como o capot do motor com a hélice encaixada, cuja base, algo estreita, alargamos colando-o sobre um retangulo de plástico proveniente de uma antiga caixa, após o que colamos alguma imitação de terra de modo a destoar menos numa mesa de jogos de guerra.

Com o modelo montado, segue-se, opcionalmente, a pintura, segundo um dos numerosos esquemas extremamente coloridos que podem ser obtidos na Internet, tendo, no nosso caso, escolhido um par de versões do Barão Vermelho, com o Fokker parcialmente e totalmente pintado de vermelho, bem como uma de Werner Voss, entre outras.

Finalmente, retocamos as insígnias e adicionamos novas nos locais onde estas faltavam, recorrendo a decalques que sobraram de outros "kits" e colamos os poucos esticadores que os Fokker tinham nas estruturas internas e no trem de aterragem, após o que o modelo foi colocado no respectivo suporte.


Image Hosted by ImageShack
Um conjunto de fotos da "versão tigre" do Fokker DrI

Acabamos por colecionar cinco destes modelos, à medida que vencemos leilões por perto de um dólar, sendo que o último foi pintado segundo um esquema que pensamos não ter existido na realidade, mas que apareceu nas comemorativas do "Tiger Meet", um encontro de esquadrilhas dos países da NATO.

Este, bem como os Sopwith Triplane e Camel ou os Fokker D.VII do mesmo fabricante, são "kits" de fácil montagem e adequados a jogos de guerra, mas a dependência da escala relativamente ao espaço disponível dentro do "ovo" que serve de embalagem, resulta numa escala inconstante, de modo a que o exterior do modelo seja sensivelmente o mesmo, independentemente das suas dimensões reais.

Apesar destas limitações, o baixo preço alidado à resistência e a um aspecto final interessante acabam por ser favoráveis as pequenos modelos da Furuta, justificando assim a sua aquisição seja para efeitos de jogos de guerra, seja como meio de aprendizagem, seja como uma pequena recordação de baixo custo.
Enviar um comentário