sábado, 15 de novembro de 2008

A escala dos aviões nos jogos de guerra em 1/72 - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Fotos do Messerschmitt Bf-109 da Airfix e da Ixo

Temos abordado sempre modelos nas escalas 1/72 ou, em alternativa 1/76, porque consideramos que a dispersão não permitiria manter um foco constante no nosso centro de interesse, mas optamos por abrir uma pequena excepção no respeitante a alguns modelos de aviões que poderão ser utilizados em jogos de guerra na nossa escala favorita.

Continua a ser matéria de discussão se os aviões que sobrevoam os jogos de guerra realizados na escala 1/72 ou similar devem estar na mesma escala ou serem de menor dimensão, ou seja, sugeitos a uma maior redução, de modo a não ficarem tão volumosos e obscurerem as miniaturas que se encontram sobre o terreno.

Existem diversas abordagens, desde aqueles que mantêm uma escala constante, assumindo assim a possibilidade de ter modelos de aviões de grandes dimensões sobre o terreno de jogo, até aos que optam por uma diferenciação, como acontece no caso das regras de "Flames of War", onde modelos na escala 1/100 são sobrevoados por aviões reduzidos para 1/144.


Image Hosted by ImageShack
Foto de um Stuka em voo perto de um SU-85

No caso dos modelos que usamos, na escala 1/72, surgem como opções aviões na mesma escala, usar algum dos relativamente escassos modelos na escala 1/100 ou optar pela escala 1/144, onde é possível conseguir uma maior variedade a um preço francamente baixo.

O nosso interesse nos modelos da Takara, realizados na escala 1/144 e vendidos já pintados, carecendo apenas de uma montagem simples e da aplicação dos decalques deriva sobretudo da intenção de experimentar algumas variantes em termos de redução e tentar averiguar qual delas se integra melhor sobre uma superfície onde se encontram modelos na escala 1/72.

O modelo da Takara é excelente em termos de pintura e de precisão de linhas, mas quando colocado junto de modelos na escala 1/72 surgiu como demasiadamente diminuto, adequando-se melhor à coexistência com as poucas miniaturas de "Flames of War", na escala 1/100, o que justificará a opção deste fabricante.
Enviar um comentário