quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Messeschmitt BF-109K da Planeta de Agostini/Altaya


Image Hosted by ImageShack
O Messeschmitt BF-109K da Planeta de Agostini/Altaya

Já apresentamos uma miniatura de Messeschmitt BF-109, na versão G2, produzida em plástico pela Easy Models, mas consideramos que, sobretudo para efeitos de comparação, também o modelo em metal comercializado pela Planeta de Agostini/Altaya e realizado pela Ixo, merece uma atenção especial.

A versão K corresponde a uma evolução final dos BF-109, incorporando os melhoramentos técnicos e as lições aprendidas durante a 2ª Guerra Mundial, mas também sofrendo dos condicionalismos de uma Alemanha que se desmoronava, onde a pressa, a falta de materiais e de combustíveis e a cada vez maior escassez de pilotos experientes se faziam sentir.

Os BF 109K eram essencialmente caças destinados a interceptar e abater os bombardeiros pesados americanos e as respectivas escoltas, que operavam em pleno dia nos céus alemães e cujos numeros esmagadores transformavam num adversário temível, não obstante a valia técnica dos caças alemães de então.


Image Hosted by ImageShack
Outra foto do Messeschmitt BF-109K da Planeta de Agostini/Altaya

Tal como outros aviões alemães, a camuflagem foi-se tornando mais clara, sobretudo devido a um significativo aclarear do cinzento, adequada a voos em altitude e não a ataque ao solo, as insígnias nacionais ficaram menos visíveis e os esquemas de pintura foram sendo simplificados, mantendo-se, no entanto, as coloridas insígnias pessoais e de unidade que os pilotos tanto apreciavam.

O modelo em metal da Ixo tem um excelente acabamento, com insígnias em tampografia, detalhes de boa qualidade, que incluem o próprio interior do habitáculo, necessitando apenas de um pequeno trabalho de montagem a nível de trem de aterragem, antenas e hélice para que fique completo, podendo ser exposto no suporte incluido na embalagem.

Quando comparado com a miniatura da Easy Models, o modelo da Ixo surge como qualitativamente superior, apresentando melhores acabamentos e, obviamente, uma solidez de construção incomparável, pelo que, havendo a possibilidade de escolha, não temos dúvidas quanto à opção correcta que será no sentido da versão K que hoje apresentamos.
Enviar um comentário