sábado, 22 de novembro de 2008

Árvores para modelos


Image Hosted by ImageShack
Árvores junto de um armão de artilharia

Em muitos dos cenários que temos vindo a apresentar ou como fundo de diversos modelos, aparecem alguns conjuntos de árvores que ajudam a compor a cena e cortam a visão para zonas que pretendemos excluir das fotografias.

As árvores que utilizamos foram adquiridas no EBay, por um preço inferior à dúzia de euros para uma vintena de unidades, e são feitas em fios de metal enrolado, que se vão subdividindo de modo a parecerem ramos, pintados em castalho, nos quais estão colados pequenas "esponjas" em borracha verde, que aparentam ser vegetação.

Estas árvores não incluem bases, mas estas podem ser feitas com alguma facilidade usando um rectangulo de plástico, que pode ser proveniente de uma embalagem não usada, no qual são feitos furos onde os troncos encaixam pressionados, sendo depois colados com cola instantânea.


Image Hosted by ImageShack
Árvores a servir de fundo a figuras do Afrika Korps da Italeri

Pintamos as bases em amarelo escuro, após o que as cobrimos com cola branca e polvilhamos com pó, de modo a simular terra, aproveitando também para retocar a pintura algo defeciente dos troncos das árvores e reposicinar alguns ramos de acordo com as nossas preferências.

Quando comparadas com alguns modelos vendidos nas lojas de modelismo, estas árvores poderão não ter a mesma perfeição, mas apresentam uma relação entre o preço e a qualidade é excepcionalmente favorável para quem pretenda adquirir quantidades elevadas para usar em jogos de guerra ou em cenários onde o número seja mais importante do que o acabamento.

A opção entre estas árvores, ou outras similares existentes no EBay, e modelos mais caros depende, obviamento do gosto pessoal, da disponibilidade económica e, sobretudo, do fim a que se destinam, sendo que, para a esmagadora maioria das situações e excluindo algumas maquetes estáticas de muito alta qualidade, a nossa escolha vai no sentido destes conjuntos vendidos a um preço particularmente acessível.
Enviar um comentário