domingo, 28 de dezembro de 2008

Miniaturas com base negra - 2ª parte


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Fase de aplicação de detalhes adicionais

O "skin wash" que utilizamos, por exemplo, nos Dragões alemães da Strelets, é da Valero, e acaba por ser um acastanhado muito diluido, que entra para os recessos das faces e das mãos das figuras criando assim um efeito de profundidade e substituindo um processo alternativo que será o de escurecer o tom de pele com castanho, usando-o como primário nessas zonas, após o que seria aplicado com um píncel quase seco a cor de pele final.

Para quem opte por pintar os olhos, algo sempre complexo e de efeito duvidoso na escala 1/72, esta opção deve ser deixada para o final, sobretudo porque optamos por pintar apenas o branco e, sobretudo no caso das figuras modeladas em plástico escuro, limitamo-nos a furar com uma agulha ou alfinete o correspondente à púpila, evitando assim pinceladas algo difíceis de controlar.

Nos modelos de viaturas ou outros que não figuras, o processo é similar, mas normalmente facilitado pela maior linearidade e pelo menor número de detalhes irregulares, pelo que a técnica do píncel seco aliada a um retoque final de alguns detalhes, como rodados, escapes ou armamento tende a ser suficiente para obter um bom resultado final.


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As miniaturas praticamente finalizadas

Muitas vezes, mas dependendo do modelo concreto, finalizamos com uma aguada em preto ou noutra cor compatível com a pintura em termos gerais, podendo ser usado como alternativas um castanho ou um verde muito escuro sobre camuflagens que usem este tipo de padrão.

O exemplo de dois PzKfW III da HaT que apresentamos no passado, um dos quais recebeu a pintura directamente e o outro foi pintado de acordo com o exposto, demonstra bem a diferença de resultados sobre um modelo produzido em plástico amarelo e pintados com tinta da mesma lata, para que a comparação seja mais precisa.

Estes processos permitem finalizar um conjunto razoável de miniaturas com alguma rapidez e obtendo um nível de acabamento perfeitamente aceitável para jogos de guerra, mas com algum trabalho extra a nível de detalhes, as mesmas podem ser melhoradas para efeitos de exposição.
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