terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Henschel 129 da Planeta de Agostini/Altaya


Image Hosted by ImageShack
O Henschel 129 da Planeta de Agostini/Altaya

Durante a 2ª Guerra Mundial assistiu-se a um aumento de aviões de combate especializados, alguns adaptados a partir de modelos existentes, mas outros concebidos de raiz para o desempenho de missões específicas, como a destruição de carros de combate, a intercepção noturna ou o reconhecimento a grande altitude.

O Henschel 129 foi desenhado para desempenhar missões de ataque a alvos no solo, com base num desenho simplificado onde o armamento pesado e uma espessa blindagem eram essenciais, mesmo que tal implicasse um menor desempenho e uma capacidade de manobra inferior ao de outros aviões de combate.

O modelo da Planeta de Agostini/Altaya, produzido pela Ixo, representa a versão B-2, uma evolução do modelo inicial com motores Gnome-Rhone de origem francesa capturados, alterações a nível do melhoramento da visibilidade do piloto e com armamento mais potente.


Image Hosted by ImageShack
O Henschel 129 da Planeta de Agostini/Altaya noutra perspectiva

Apesar de preferirmos a versão com um canhão anti-carro numa "gondola" ventral, que no limite chegou a ser equipada com o mesmo tipo de canhão usado no PzKfW IV, com modificações a nível do sistema de carregamento de munições e do cano, a opção pelo sistema quadruplo de canhões ventrais não deixa de ser interessante e corresponde a uma das variantes mais produzidas.

Tal como os restantes modelos da colecção, o produto da Ixo apresenta um bom nível de detalhes, com o maior defeito a nível da junção das asas com a fuselagem, que é visível, podendo ser melhorado através da introdução de pequenos detalhes, que podem incluir um piloto, como optamos por fazer, ou substituindo o armamento externo.

Adquirir um bimotor com este nível de acabamentos por uma dezena de euros, feito em metal, devidamente pintado e montado, com excepção do trem de aterragem e do armamento externo, é manifestamente uma opção interessante para colecionadores e praticantes de jogos de guerra que assim poderão facilmente adquirir modelos de aparelhos de ataque ao solo.
Enviar um comentário