segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Junkers Ju-87 G1 "Stuka" da Planeta de Agostini/Altaya


Image Hosted by ImageShack
O Junkers Ju-87 G1 "Stuka" da Planeta de Agostini/Altaya

Serão poucos, mesmo entre o público em geral, que não conhecerão o bombardeiro de mergulho Junkers Ju-87, popularmente designado por "Stuka" e que se tornou, para o bem ou para o mal, num dos símbolos da guerra-relâmpago ou "blitzkrieg" que atemorizou diversos exércitos no início da 2ª Guerra Mundial.

Famoso quase do dia para a noite, não obstante já ter participado na guerra civil de Espanha, o "Stuka" não era um avião excepcional, sofrendo de inúmeras limitações e incapaz de se defender dos caças inimigos, não demonstrando nenhuma capacidade de relevo para além do bombardeamento de precisão em voo picado.

Após pesadas baixas, os "Stuka" começaram a deixar de operar de acordo com as tácticas que presidiram à sua concepção e foram sendo sucessivamente convertidos para poderem desempenhar outras missões, como o bombardeamento naval, reconhecimento e, finalmente, luta anti-tanque, onde vieram a obter os maiores sucessos graças a pilotos extraordinários com Hans Ulrich Rudell.


Image Hosted by ImageShack
O Junkers Ju-87 G1 "Stuka" da Planeta de Agostini/Altaya

A versão anti-carro, a G-1, é exactamente a escolhida pela Ixo e pela Planeta de Agostini/Altaya, incluindo os típicos canhões de 37 mm colocados em "gondolas" sob as asas, capazes de perfurar as mais frágeis blindagens superiores dos tanques inimigos, com os quais Rudell destruiu cinco centenas de carros de combate a que acrescem outros tantos prováveis, mas não confirmados.

O "Stuka" é comercializado pintado e montado, sendo apenas necessário montar algumas peças, como antenas e os canhões instalados sob as asas, sendo que, por ter o trem de aterragem fixo, o modelo pode, sem alterações representar o avião em terra ou em voo, sendo que, neste caso, aconselhamos a adicionar uma tripulação.

Sendo um excelente modelo, de dimensões razóaveis, pode ser melhorado através da adição de alguns detalhes, como os pilotos, que são provenientes de um antigo "kit", ou retocando a pintura, convertendo-o, por exemplo, numa camuflagem de Inverno, que pode ser obtida através de aguadas de tinta acrílica branca.
Enviar um comentário