quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Mikoyan Gurevitch MiG 3 da Planeta de Agostini/Altaya


Image Hosted by ImageShack
O Mikoyan Gurevitch MiG 3 da Planeta de Agostini/Altaya

Durante vários anos era difícil obter miniaturas de aviões russos do período da 2ª Guerra Mundial, sendo que, com excepção do YaK 7 do Petliakov Pe 2 e do "Sturmovik" de ataque ao solo, todos fabricados pela Airfix, pouco mais se conseguia encontrar no mercado.

No entanto, a variedade de aviões russos neste conflito era substancial e, com o aparecimento de diversos fabricantes oriundos da Europa de Leste, o panorama mudou e hoje em dia encontra-se uma variedade razoável de modelos, entre os quais o Mikoyan Gurevitch MiG 3, um caça utilizado no período inicial da guerra, após o que passou para missões de segunda linha.

O MiG 3 não foi um sucesso, apesar de ter sido utilizado com exito por diversos ases soviéticos, sofrendo problemas de desempenho, defeciencias a nível do próprio motor, derivadas por falhas de pressão de óleo, armamento inadequado, que sendo melhorado continuou insuficiente, pelo que um desenho que parecia avançado não sobreviveu a modelos de concepção muito anterior.


Image Hosted by ImageShack
Outro aspecto do Mikoyan Gurevitch MiG 3 da Planeta de Agostini/Altaya

Mas se como aparelho de combate o MiG 3 não foi um sucesso, o modelo feito pela Ixo para a Planeta de Agostini/Altaya poderá sê-lo, pois reproduz correctamente o aparelho original e a decoração, com as superfícies superiores em branco e inferiores em azul claro, onde as estrelas e as setas vermelhas se destacam e conferem um colorido raro num avião de combate.

Esta miniatura é feita em metal, sendo fornecida integralmente pintada e montada, com excepção de pequenos detalhes, moldados em plástico, que incluem essencialmente antenas, hélice e o trem de aterragem e respectivas portas, que necessitam de ser coladas, e pode ser posicionado em posição de voo ou de aterragem.

Comparado com outros modelos da colecção, o Mikoyan Gurevitch MiG 3 é um dos mais coloridos e, não obstante a sua pequena dimensão, será uma das miniaturas capazes de atrair maior atenção por parte dos apreciadores de aviões de combate.
Enviar um comentário