terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Supermarine Spitfire Vb da Planeta de Agostini/Altaya


Image Hosted by ImageShack
O Supermarine Spitfire Vb da Planeta de Agostini/Altaya

O Supermarine Spitfire é, sem dúvida, um dos aviões mais famosos de sempre e a sua associação à vitória britânica na Batalha de Inglaterra garantiu-lhe a presença em cerimónias e museus que o imortalizaram.

Com um excelente desempenho e uma base sólida para desenvolvimento, o Spitfire manteve-se ao serviço da Royal Air Force durante todo o conflito, tendo as versões mais recentes sido enviadas para novos teatros de operação do pós-guerra, acabando a sua carreira operacional durante os anos cinquenta.

Também o Spitire, tal como sucedeu com muitos dos aviões que temos vindo a descrever, sofreu diversas evoluções, com o modelo I inicial, armado de oito metralhadoras, que voou durante a Batalha de Inglaterra a ser substituido por versões mais potentes e melhor armadas, as quais passaram a dispor de um par de canhões de 20mm em substituição de quatro metralhadoras.


Image Hosted by ImageShack
Outro aspecto do Supermarine Spitfire Vb da Planeta de Agostini/Altaya

Tal como acontece com outros modelos famosos, o número de miniaturas do Spitfire é quase incontável, com numerosos fabricantes a produzir os mais diversos modelos, muitas vezes com esquemas de pintura alternativos e mesmo com decalques para diversas das nacionalidades que utilizaram este avião.

O Spitfire produzido pela Ixo para Planeta de Agostini/Altaya é o Vb, uma versão intermédia, típica do perído intermédio da 2ª Guerra Mundial, que já surge armado com canhões e com a camuflagem em que o cinzento substituiu o castanho, sendo aplicado nas zonas superiores juntamente com o verde.

Esta é uma miniatura de boa qualidade, correctamente pintado e finalizado, que tem como principla defeito a linha de junção entre as asas e a fuselagem, demasiadamente visível para nosso gosto, mas que não compromete a valia de um modelo que é superior a muitos dos "kits" para montar existentes no mercado.
Enviar um comentário