sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pó de modelagem China Clay


Image Hosted by ImageShack
Um saco do China Clay, comprado por 1.80 euros

É quase infinito o número de materias de modelagem a partir dos quais se podem construir desde pequenas peças até cenários completos, sendo a nossa opção para realizar relevos recorrer a um produto em pó, solúvel em água, que permita ser trabalhado durante o tempo necessário para obter uma finalização adequada.

O "China Clay" é um pó de modelagem, basicamente um tipo de gesso solúvel em água numa proporção que andará perto das três partes de pó para uma de água, a que se adiciona um pouco de cola branca que ajudará a solidificar a mistura.

Existem vários fornecedores deste produto e a sua composição exacta, bem como a facilidade de modelagem e solbabilidade, irá variar um pouco, pelo que as proporções poderão ter que ser ligeiramente ajustadas, mas este é um material de baixo custo, com preços que rondam os dois euros, e de fácil utilização que supera a maioria das pastas sintéticas.


Image Hosted by ImageShack
Outro material necessário para usar o China Clay

Normalmente, após a pasta estar devidamente trabalhada, polvinhamos um pouco com mais pó, de modo a ajudar no processo de secagem e aumentar a rugosidade e textura, evitando um aspecto demasiado liso e inadequado para a realização de relevos, que nem mesmo uma pintura e a adição de pó conseguiria resolver.

No nosso caso, este material irá ser usado para simular o terrento envolvente da fortificação, bem como a terra colocada na parte superior como forma de camuflagem e que servirá para ocultar as bases das armas anti-aéreas e do holofote, que optamos por não colocar.

O resultado final deste material é de uma grande dureza e resistência, em parte devido ao elemento de ligação ser cola branca, faltando, no entanto, avaliar qual o efeito de uma prolongada exposição à humidade que existe em qualquer ambiente poderá ter, algo que só daqui a semanas poderemos saber dado tratar-se de um processo evolutivo que não controlamos.
Enviar um comentário