quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Pintura da "Pug" e do vagão de transporte de carne da Dapol (modelo original Airfix) - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Foto de um vagão de transporte de carne e da "Pug" em primário

A Dapol continua a produzir um interessante conjunto de modelos ferroviários originalmente feitos pela Airfix, alguns deles durante os anos sessenta e setenta, e, portanto, típicos dessa época, com um conjunto de características que defeniam aquele que era então o maior fabricante mundial de "kits".

Entre estes modelos encontra-se um vagão de transporte de carne, moldado em plástico vermelho escuro e que, apesar de um maior número de peças do que seria habitual nos dias de hoje, é de construção fácil, e possui algumas características essenciais, como as portas de abrir ou aberturas que permitam ver o interior.

O modelo que adquirimos em segunda mão no EBay inglês, integrado num lote que incluia outros vagões e uma locomotiva, vinha já montado, mas não pintado e necessitava de algumas pequenas correcções, mas o preço extremamente baixo a que foi vendido tornou-o numa opção atractiva.


Image Hosted by ImageShack
Foto das miniaturas com alguns detalhes do chassis já pintados

Este modelo pode ser finalizado de várias formas, adaptando-o mais à sua utilização civil original, pintando-o de vermelho, ou convertê-lo para utilização militar, pintando-o de castanho, a imitar madeira, ou num qualquer tom de verde ou cinzento, sempre sobre uma base preta que irá permitir dar maior relevo aos detalhes.

Optamos por ir pintando este modelo em conjunto com a segunda "Pug", adquirida no mesmo lote e que igualmente começa por ser pintada inteiramente em negro, que será, efectivamente, a sua coloração final, se excluirmos alguns detalhes que descreveremos durante o processo de finalização.

Normalmente, no caso dos modelos ferroviários, após aplicar o primário, começamos a aplicar alguns detalhes de baixo para cima, pintando os rodados, sistemas de engate, amortecedores, correntes e outras peças directamente ligadas ao chassis, que nestas miniaturas tende a ser sempre negro.
Enviar um comentário