sábado, 24 de janeiro de 2009

Canhão de 75mm MLE 1897 americano da HaT - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Foto do canhão de 75 mm MLE 1897 americano da HaT

Apresentamos no passado a versão francesa do célebre canhão de 75 mm MLE 1897, produzido pela HaT, com a respectiva guarnição, sendo que desta vez mostramos a mesma peça de artilharia na versão americana, sendo a principal diferença, neste caso, a cor, que passou de azul horizonte para verde.

Tanto a peça como o caixão de munições são idênticos, estando as diferenças apenas ao nível da guarnição que, neste caso concreto, acabou por dar origem a diversas conversões, nomeadamente a cavaleiros do Corpo Expedicionário Português e a condutores de veículos, aproveitando assim as figuras destinadas ao futuro trem de atrelagem e armão.

A pintura do canhão e dos caixões foi num tom esverdeado, sucessivamente aclarado, sobre um primário preto, após o que foram pintados os detalhes, concretamente algumas peças em bronze, como os controles e o sistema de pontaria, e em metal, caso dos rodados.


Image Hosted by ImageShack
Outra foto do canhão de 75 mm MLE 1897 americano da HaT

O caixão de munições é pintado da mesma forma, usando as mesmas cores e pode ser finalizado fechado, com o sistema de engate perpendicular, ou com as portas abertas, expondo as munições e com o engate numa posição descaida, sendo esta a nossa opção de modo a poder incluí-los num cenário de acção junto da "Costal Defense" que temos vindo a modificar.

As figuras, que podem representar desde americanos a ingleses, passando por quase todos os domínios britânicos de então e as próprias forças portuguesas, foram pintadas em castanho, sobre o mesmo primário negro, após o que aplicamos os detalhes que, neste caso, serão as faces e mãos, o equipamento em tons esverdeados ou calçado em tons de castanho escuro.

Finalmente, usamos um píncel fino para o branco dos olhos, cuja pupila é representada por um pequeno furo, e em tons de negro pintamos os contornos e linhas de separação, de modo a que uma figura quase inteiramente castanha seja mais do que um volume pintado naquela cor.
Enviar um comentário