quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Falta de espaço não é justificação... - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um par de soldados franceses da HaT com uma ruina do conjunto "Walls and Ruins - II" da Italeri

Muitos modelistas desistem de construir cenários onde expor os seus modelos com base na falta de espaço, esquecendo que é possível conceber pequenas maquetas, mesmo que temporárias, onde expor algumas figuras ou modelos de forma a ganharem algum relevo.

Recorrendo a uma pequena base, com imitação de terra, a umas ruinas da Italeri e usando, por exemplo, uma fileira de árvores como fundo, pode-se expor um pequeno grupo de soldados ou um veículo de pequenas dimensões, obtendo um enquadramento que permita tirar algumas fotos interessantes.

No primeiro exemplo podem-se ver um par de soldados franceses da HaT, incluidos no conjunto do canhão MLE 1897 de 75mm e que se destinavam a ser sentados no armão, que ainda não está disponível, demonstrando que figuras sentadas, mesmo que para alguns as poses pareçam aborrecidas, têm sempre inúmeras utilidades.


Image Hosted by ImageShack
Um grupo de militares portugueses transformados a partir dos canadianos da HaT

O mesmo pequeno cenário pode ser usado com outro conjunto de figuras, tal como podemos recorrer ao outro conjunto de ruinas para apresentar uma maquete completamente diferente, bastando adicionar uns poucos elementos decorativos e uma base adequada.

Decidimos expor um conjunto de quatro figuras do Corpo Expedicinário Português (CEP)que combateu na Flandres durante a Grande Guerra e que, ao contrário dos dois franceses, estão em posições de combate, tal como o estariam os defensores de La Couture que resistiram longas horas aos ataques alemães.

Estas figuras, bem como muitas outras, podem ser vistas nos textos dedicados ao CEP, que incluem diversas conversões e ao qual voltaremos para adicionar mais alguns modelos, de modo a reproduzir um pouco melhor não apenas os militares nacionais, mas alguns dos aliados que com eles combateram conjuntamente os alemães.
Enviar um comentário