quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Fotos envelhecidas


Image Hosted by ImageShack
Uma foto envelhecida

Não é nosso propósito ensinar a enganar seja quem for nem tentar reescrever a História, mas tão somente explorar algumas possibilidades de aumentar o realismo de algumas fotos que retratam eventos de uma época em que a cor não era usada ou era demasiado rara.

As fotos que temos publicado visam, obviamente, reproduzir tão fielmente quanto possível as miniaturas que construimos, pelo que a cor é essencial, mas situações pode haver em que o objectivo seja, por exemplo, o de compor uma cena na qual as fotos presentes pareçam ser da época dos modelos utilizados.

Nos programas de edição de fotografias existem duas variantes essenciais em termos de cor, uma das quais é o recurso a tons de sépia, muito típicas do início do século XX devido ao tipo de papel e reagentes utilizados na revelação e um filtro de envelhecimento, que pode fazer variar a idade da foto.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto envelhecida

Existe ainda a possibilidade de adicionar outros elementos, como pequenos rasgões, vincos, ou outros tipos de detrioração, e a de eliminar alguns defeitos, mesmo que sobrepondo outros que sejam compatíveis com a pretendida antiguidade da foto, e a de cortar criteriosamente a zona que pretendemos utilizar, evitando áreas que possam destoar do todo.

Optamos por recorrer a uma foto que publicamos previamente a cor, sem ajustes, de modo a que seja mais fácil verificar ou apreciar os efeitos resultantes das alterações introduzidas, para as quais usamos o Photo Canvas e o PaintShop Pro.

Este é um pequeno exemplo do muito que se pode fazer recorrendo a alguns dos programas mais comuns e a fotos de modelos, que podem ser facilmente, de forma quase automática, retocadas, podendo quase passar por reais.
Enviar um comentário