terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Infantaria colonial escocesa da HaT - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Infantaria colonial escocesa finalizada num cenário

Recentemente apresentada, a infantaria colonial escocesa da HaT reproduz os uniformes utilizados nos finais do século XIX e que estiveram presentes nos diversos teatros de operações do império onde o Sol nunca se punha, como era então designado o império britânico.

A época colonial, no final do século XIX, assistiu à mudança do casaco vermelho, que foi típico dos exércitos britânicos durante um longo período da História e deu origem à célebre "Thin red line", que simbolizava o avanço em linha dos militares assim fardados, e foi substituido por um de modelo quase idêntico mas num amarelo claro ou beije, que oferecia um certo grau de camuflagem ou, pelo menos, de ocultação.

Os uniformes, equipamento e armamento dos escoceses eram idênticos aos dos britânicos, sendo a diferença a nível da substituição das calças pelo tradicional "kilt", complementado por meias altas com dobra e seguras por uma jarreteira.


Image Hosted by ImageShack
Outra imagem da infantaria colonial escocesa finalizada num cenário

Composta por quatro grelhas idênticas de doze figuras, das quais oito são diferentes, este conjunto reproduz os escoceses com excelente precisão, capturando o espírito da época através de um conjunto equilibrado e muito bem detalhado, que falha sobretudo a nível da pouca variedade de poses que não inclui qualquer oficial.

Tal como acontece com os modelos mais recentes, as marcas de moldagem são quase insignificantes, desaparecendo quase por inteiro após a aplicação do primário, mas justifica-se eliminá-las de zonas mais visíveis, cortando-as com um bisturi, após o que usamos cola instantanea como regularizador e acabamos com uma lixa fina.

Seguidamente, as figuras são pintadas em negro, que servirá de primário, após o que pintaremos as cores principais que, para o casaco, é um amarelo claro que é inicialmente escurecido com castanho nas primeiras camadas e será sucessivamente aclarado com branco até se obter o tom final, que apenas estará presente nas zonas mais salientes.
Enviar um comentário