domingo, 18 de janeiro de 2009

Infantaria colonial inglesa convertida da HaT - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Infantaria colonial inglesa com as cores principais aplicadas

Após a colagem das duas metades, surge, naturalmente, a necessidade de proceder a alguns ajustes, incluindo remover excessos de plástico e regularizar algumas superfícies, nomeadamente na zona das calças, onde foram efectuados cortes de modo a separar algumas peças do equipamento.

Nesta fase, aplica-se o primário em cor preta, mais espesso em alguma zona que se pretende regularizar, após o que se pode proceder a alguns ajustes e retoques na mesma cor, de forma a obter um fundo uniforme onde a pintura adira com facilidade.

Seguidamente, com o píncel quase seco, começam-se a aplicar as cores principais, concretamente um amarelo acastanhado que vai sendo sucessivamente aclarado com branco, de modo a dar maior relevo às figuras e a reproduzir os uniformes que tendiam a desbotar bastante sob o efeito do Sol, particularmente forte nas zonas onde estas tropas actuavam.


Image Hosted by ImageShack
Infantaria colonial inglesa com correias e zonas castanhas pintadas

Nos modelos originais, que mantêm as saias escocesas, o processo será idêntico, mas com estas a serem pintadas em azul escuro, sucessivamente aclarado com mistura de branco, processo que será idêntico na dobra das meias, sobre o que serão feitas pequenas riscas amareladas e vermelhas, de modo a reproduzir um dos padrões utilizados.

O passo seguinte implica pintar as correias, cartucheiras, bornais e sacos, que serão num branco misturado com um pouco de amarelo, aplicado com um pincel fino, podendo também aproveitar-se para pintar de castanho as partes em madeira das espingardas e os sapatos.

Nesta altura pode-se passar às partes que ficam na cor da pele, podendo-se optar por um tom tipicamente europeu ou escurecê-lo um pouco de modo a representar melhor os militares que permanenciam longos períodos nas colónias, sendo igualmente possível optar por um misto, de modo a haver uma maior variedade.
Enviar um comentário