sábado, 10 de janeiro de 2009

O conjunto do Corpo Expedicionário Português


Image Hosted by ImageShack
O conjunto do Corpo Expedicionário Português

Temos vindo a acrecentar novos elementos ao conjunto de miniaturas do Corpo Expediionário Português (CEP) que combateu em França durante a 1ª Guerra Mundial e hoje pretendemos apresentar imagens do conjunto actual.

Começamos com um pequeno número de soldados de infantaria, que foi sendo expandido com armas de suporte, que incluem metralhadoras, morteiro, alguns cavaleiros e mesmo um pequeno camião Thornicroft da Keil Kraft, tendo recorrido a diversas transformações e alterações para conseguir um conjunto variado e algo inédito em termos de modelismo.

Apesar de haver numerosas e óbvias críticas quanto às figuras que serviram de base, concretamente os Canadianos da HaT, este conjunto encerra várias possibilidades de conversão e o facto de ser moldado em plástico fácil de trabalhar e colar permite um sem número de combinações entre sí e com modelos ou parte provenientes de fabricantes como a Preiser, que recorre a um plástico duro, típico dos "kits".


Image Hosted by ImageShack
O conjunto do Corpo Expedicionário Português

No futuro, iremos acrescentar alguns escoceses, com as típicas saias, representando aqueles que combateram ao lado das forças nacionais em La Redoutte, tendo já adicionado um morteiro de trincheira construido inteiramente por nós e manejado por dois britânicos.

Faltam, no entanto, alguns items importantes, nomeadamente a nível de artilharia, por ainda não existirem as típicas peças usadas pelo CEP, como os Scheneider-Canet, bem como uma maior variedade de figuras, entre as quais algumas com o modelo de capacete canelado que foi inicialmente entregue às forças nacionais, mas esperamos que o actual interesse de alguns fabricantes neste conflito colmate esta falta.

O projecto incluirá figuras de alguns dos conjuntos de armas pesadas da Grande Guerra da HaT, actualmente em fase de desenvolvimento, que se adicionarão às actuais trinta e seis figuras, que incluem quatro cavaleiros e a guarnição britânica da catapulta, esperando elevar para perto de cinquenta o total de efectivos.
Enviar um comentário