quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O livro "Afrika Korps" da Airfix


Image Hosted by ImageShack
Capa do livro "Afrika Korps" da Airfix

A Airfix publicou um conjunto de livros que versavam o modelismo e perspectivavam historicamente um conjunto de equipamentos e forças militares, descrevendo a sua organização e as campanhas em que participaram.

Entre estes livros, aquele que aborda o "Afrika Korps" é particularmente interessante, apesar de algo desactualizado do ponto de vista modelistico, dado que a variedade hoje existente é completamente diferente do reduzido número de miniaturas que existiam na altura da sua publicação, época em que era necessário converter ou construir de raiz inúmeros modelos.

Uma parte do livro da Airfix aborda a vertente do modelismo onde descreve os modelos existentes na altura, quase todos da sua própria produção, e ensina a construir e modificar todo um conjunto de viaturas então inexistentes em miniatura, como os PzKfw II, ainda hoje raros, ou alguns veículos de comando, que ainda hoje apenas existem sob a forma de "kits" em resina.

Lembramos que quando o livro foi publicado a Airfix tinha apresentado o seu ainda excelente conjunto de figuras do Afrika Korps, ainda hoje considerado um dos melhores de sempre, mesmo pelos padrões actuais, e incluia na sua produção um PzKfw IV, possível de finalizar na versão F1, com canhão curto, e F2, com o canhão longo L/43, uma peça de 88mm com o respectivo tractor, um conjunto de reconhecimento com um SdKfz 222 e um Kubelwagen, para além de um Tiger, adequado para os combates na Tunísia, e outros modelos que podiam ser usados após convertidos.


Image Hosted by ImageShack
Contracapa do livro "Afrika Korps" da Airfix

Destes modelos, já descrevemos o PzKfW IV alemão e o M3 Lee de origem americana, mas que apresentamos na versão Grant inglesa, esperando brevemente publicar um texto sobre o conjunto que inclui o célebre canhão de 88mm e o reboque SdKfz 7.

É com base nestes noutros modelos que o livro descreve as possíveis modificações e fornece alguns interessantes planos que permitem recortar peças em plástico e construir, por exemplo, o célebre veículo de comando de Rommel, o "Mammoth", usando como base o AEC que a Airfix já então produzia.

Para os mais nostálgicos, este é sem dúvida, um livro a adquirir, mas também apresenta um conjunto de sugestões e de ideias úteis para quantos gostem de transformar ou construir miniaturas originais, algo que, mesmo com a actual expansão do mercado, continua a ser essencial.
Enviar um comentário