quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O livro "A arte de construir modelos reduzidos"


Image Hosted by ImageShack
Capa do livro "A arte de construir modelos reduzidos"

Entre os livros de modelismo que se podem aquirir em Portugal por um valor que varia entre o módico e o insignificante, encontra-se "A arte de construir modelos reduzidos", que é fácil de encontrar em alfarrabistas, feiras ou mesmo em livrarias com secção de usados.

Este livro, editado pela segunda vez em 1982 pela Livraria Bertrand, foi uma das obras mais populares entre nós e, apesar de não incluir um conjunto de produtos que vieram facilitar substancialmente a vida dos modelistas, ao longo de 158 páginas percorre algumas das técnicas essenciais, incluindo desde figuras a veículos, passando por aviões, motociclos e construção de cenários.

Consideramos particularmente interessantes as páginas que abordam as várias fases da pintura de figurinos, onde é seguida uma técnica diferente da que costumamos utilizar e descrevemos por diversas vezes, mas que será bastante útil para quem colecione sobretudo figuras das épocas que vão desde os século XVII até meados do século XIX.


Image Hosted by ImageShack
Páginas interiores do livro "A arte de construir modelos reduzidos"

Também a construção de cenários, recorrendo aos materiais que se encontam nas lojas de modelismo ferroviario, tal como algumas técnicas e truques que podem ser usados na exposição de modelos ou para efeitos fotográficos são deler e reler, por neles ser possível encontrar elementos pouco conhecidos.

A maior parte das páginas desta obra é a preto e branco, com um conjunto reduzido de fotografias a cor, mas é um dos poucos livros escritos em português, o que o torna de fácil leitura e inclui secções onde são detalhados diversos materiais e a forma de os trabalhar e utilizar, bem como listas de referências que, mesmo estando parcialmente desactualizadas, continuam a ser úteis.

Caso algum dos nossos leitores tenha a possibilidade de obter um destes livros pelo módico preço a que se costumam vender, tipicamente pelos cinco euros, aconselhamos a adquirí-lo, pois mesmo os modelistas mais experientes aqui poderão encontrar informação útil de uma época em que a improvisação tinha um papel de peso.
Enviar um comentário