sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Pintura da "Pug" e do vagão de transporte de carne da Dapol (modelo original Airfix) - 2ª parte


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Foto do conjunto numa fase intermédia

Segue-se o interior da "Pug", que inclui alguns detalhes na mesma cor prateada usada, por exemplo nos rodados, e uma camada supeficial de castanho no interior do vagão, que, para todos os efeitos, ficará pouco visível, já que optamos por colocar as portas de um dos lados na posição de aberta, onde poderão ser colocadas figuras, e as outras, do lado oposto, fechadas,

Apesar de previsto, não aconselhamos a recorrer ao sistema de abrir e fechar as portas, dado a sua fragilidade que levará a danos nas peças com alguma rapidez, sendo esta a razão pela qual optamos por deixar uma das entradas aberta e outra fechada, sendo que este princípio se aplica à maioria dos "kits" da Airfix.

Nesta altura pode-se pintar a parte superior, que será em tons de castanho, aplicado com píncel quase seco no caso do vagão, de modo a que os recessos entre as várias pranchas de madeira e junto aos reforços em metal mantenham algum do preto aplicado como primário.


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Foto do vagão já com o verde aplicado sobre as partes metálicas

Seguidamente, pode-se pintar noutra cor, como um verde escuro, os reforços metálicos aplicados sbre a madeira e as grelhas de ventilação, recorrendo, mais uma vez, a uma técnica de píncel seco, após o que o tecto será pintado em cinzento escuro, algo que era comum nas versões civis e militares.

Com a locomotiva e o vagão nesta fase podemos começar a dar alguns retoques, nomeadamente nas zonas inferiores, onde o negro pode ter sido atingido pelas sucessivas camadas de tinta, algo que será normal sobretudo a nível dos rodados e nas zonas de transição entre as várias cores aplicadas.

A fase final é a aplicação de uma aguada negra sobre o vagão, de modo a que escorra para as zonas mais profundas e ao longo de algumas calhas,e de uma que será ligeiramente avermelhada ou acastanhada na locomotiva, de modo a dar uma ideia de ferrugem e que cobrirá todo o modelo, deixando escorrer de modo a que se concentre nas junções das peças e perto dos parafusos.
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