domingo, 15 de fevereiro de 2009

A artilharia colonial inglesa da HaT - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
A artilharia colonial inglesa da HaT com respectiva guarnição

Após termos apresentado os conjuntos das metralhadoras Nordenfeldt e Gatling, descrevemos agora a artilharia colonial inglesa disponibilizada pela HaT em simultâneo com os modelos anteriores e que vêm reforçar a gama colonial deste fabricante.

O conjunto da artilharia colonial segue os mesmos princípios das metralhadoras, sendo disponibilizada em conjuntos de quatro grelhas cada uma das quais com um canhão e uma guarnição de seis figuras, todas elas diferentes, que manejam a peça e podem dar origem a um pequeno cenário.

No centro do conjunto, está a pequena peça de artilharia, composta do canhão, reparo e dois rodados, que reproduz com fidelidade, embora de forma muito simplificada, um dos modelos que os britânicos usaram nas suas campanhas contra os povos indígenas, nas quais a mobilidade, mais do que o poder de fogo e alcance, eram essenciais.


Image Hosted by ImageShack
A artilharia colonial inglesa e a Gatling com as respectivas guarnições

A montagem desta peça é extremamente fácil, bastando colar o canhão sobre o reparo e adicionar os rodas, sendo que a pintura é igualmente simples, com as partes originalmente em madeira em cinzento médio e as metálicas em negro misturado com um pouco de prateado para o canhão e com uma maior quantidade de prata para as protecções metálicas dos rodados.

Juntamente com a peça temos seis excelentes figuras, que reproduzem os militares da artilharia real inglesa, nas últimas décadas do século XIX e podem ser usados em diversas campanhas, que vão desde as lutas em África contra os Zulus até ao Afeganistão, à fronteira indiana ou ao Sudão, dependendo sobretudo da pintura escolhida e de pequenos detalhes simples de modificar.

Estas figuras são pintadas em azul escuro sobre um primário negro, após o que vamos misturando um pouco de branco e pincelando com o píncel quase seco de modo a que as zonas mais salientes fiquem mais claras, aumentando assim o contraste e dando maior enfase às dobras do uniforme.
Enviar um comentário