segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Gatling inglesa da HaT - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
A Gatling inglesa da HaT instalada num vagão

Já apresentamos a metralhadora Nordenfeldt recentemente apresentada pela HaT, que instalamos num barco patrulha movido a pás, e hoje prosseguimos com a célebre Gatling, do mesmo fabricante e que igualmente se destina à época colonial.

A Gatling, uma metralhadora de acionamento manual patenteada em 1862 mas que só encontrou uso a nível militar passada uma quinzena de anos, é uma das armas mais conhecidas de sempre e uma das primeiras a fazer tiro automático, embora para tal necessitasse da acção humana, que através de uma manivela repetia o ciclo de disparo, em vez de usar para tal os gases resultantes de cada tiro.

Apesar de longe das metralhadoras modernas, a Gatling veio a revelar-se uma excelente arma, capaz de disponibilizar um elevado volume de fogo, o que a tornou extremamente eficaz nas guerras coloniais, onde pequenas forças europeias enfrentavam, normalmente com sucesso, exércitos numericamente muito superiores de nativos, aos quais inflingiam baixas assustadoras.


Image Hosted by ImageShack
Outra imagem da Gatling inglesa da HaT instalada num vagão

O conjunto da HaT, ainda não disponível no mercado, inclui quatro grelhas, cada uma delas com um modelo da Gatling, que consta de sete peças, com outras duas opcionais, e de seis figuras, incluindo uma com um heliógrafo, um equipamento de comunicações que usava a luz solar para enviar mensagens luminosas.

As figuras reproduzem o típico uniforme usado pelos Ingleses nas guerras coloniais no final do século XIX e podem, dependendo da pintura, reproduzir participantes em campanhas tão distintas como as desenvolvidas no Sul de África, no Egipto, Sudão ou mesmo no Afeganistão, locais onde as Gatling forma utilizadas ao serviço de diversas unidades.

A Gatling da HaT consiste num reparo com os eixos, nas rodas, em duas caixas que são fornecidas abertas ou fechadas, na arma e no alimentador de munições, em forma de cilindro, colocado na parte superior, necessitando de ser colada para que possa ser manuseada sem problemas.
Enviar um comentário