domingo, 8 de fevereiro de 2009

A metralhadora Gardner com guarnição naval da HaT - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
utra perspectiva da canhoneira armada com a metralhadora Gardner e com guarnição naval da HaT

Dado que possuimos diversos modelos de canhoneiras, uma das quais com pás laterais é compatível em termos de época com o uso da Gardner, optamos por usar o pedestal adequado à montagem naval e decidimos converter a guarnição de modo a representar os marinheiros portugueses que participaram em operações em África a bordo deste tipo de embarcação.

O uniforme dos marinheiros portugueses de então era semelhante ao dos seus camaradas ingleses, com a diferença principal a nível do chapéu, que era de abas para os britânicos e o típico modelo de maruho para os portugueses, e nas calças no caso dos militares nacionais eram soltas, sem o uso de grevas ou de botas.

A conversão implica recorrer às cabeças opcionais que vêm incluidas, adicionando duas outras que provêm do Lancier Bleu de Bruno Arnal, e a modificar as calças com betume ou com a pasta de modelismo de dois componentes designada popularmente por "green stuff", de modo a que o aspecto final seja o mais adequado à representação dos marinheiros portugueses de então.


Image Hosted by ImageShack
Vista superior da metralhadora Gardner com guarnição naval da HaT

Começamos por cortar as cabeças dos cinco marinheiros, colando com cola instantâneo em três dos corpos as que vêm como opção no conjunto e duas em metal, uma delas com uma ligaduras, provenientes do Lancieur Bleu, após o que cortamos ligeiramente a bainha da espada do oficial, de modo a que não fique moldada junto da perna.

Após aplicação do primário negro, pintamos as figuras num cinzento claro que vai sendo aclarado até ficar quase branco, sendo excepção o casaco do oficial que será pintado em azul escuro, que depois será realçado com um tom ligeiramente mais claro.

Podem-se depois pintar os detalhes, como as faces e mãos, o calçado em castanho dos marinheiros e as botas negras do oficial, bem como os bornais e sacos num tom acastanhado e as armas, que serão pintadas em cor de madeira e em preto metalizado para as partes metálicas.
Enviar um comentário