terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O canhão britânico de 18 libras da Emhar - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O canhão britânico de 18 libras da Emhar após a montagem

O canhão britânico de 18 libras foi uma das principais peças de artilharia usadas pelos exércitos aliados e equivalia, sensivelmente, ao célebre MLE 1897 de 75 mm francês e aos FK 96 e FK 16 de 77 mm usados pelos alemães.

A Emhar produz conjuntos que incluem um par de miniaturas desta importante peça usada durante a 1ª Guerra Mundial e um conjunto de figuras que, lamentavelmente, pouco ou nada têm a ver com o canhão, podendo com maior facilidade serem integradas num grupo de infantaria do que num de artilharia.

Tal como sucede com o FK96 do mesmo fabricante, não há figuras realmente a manejar o canhão e mesmo as que poderiam ter alguma ligação com a peça, por terem nas mãos munições de artilharia, são inadequadas, dado estarem equipadas como soldados de infantaria, com um conjunto de acessórios e um fardamento que um artilheiro a manejar uma peça nunca manteria às costas.


Image Hosted by ImageShack
O canhão britânico de 18 libras da Emhar com a guarnição

O modelo da Emhar encontra-se ao nível do FK96 do mesmo fabricande e é composto um um suporte, que inclui o eixo, a cauda, os assentos, o canhão com mecanismo de recuperação, o escudo de protecção e as duas rodas, podendo-se adicionar, caso se pretenda, mais algumas pequenas peças que poderão melhorar o aspecto final.

A montagem desta peça, com apenas sete peças, é extremamente fácil, bastando seguir as instruções da caixa após retirar as peças da grelha e eliminar pequenas rebarbas e excesso de plástico com uma faca de modelismo, após o que lixamos ligeiramente e cobrimos com uma pequena camada de cola instantanea.

Nesta altura podemos, caso se pretenda, usar uma pequena tesoura ou um bisturi para abrir a boca do canhão, de modo a que pareça que está oco, mas, como opção ou complemento, também se pode pintar de negro onde devia estar a saída dos projécteis.
Enviar um comentário