quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Os lanceiros de Bengala da Strelets - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Os lanceiros de Bengala da Strelets durante a pintura

Como complemento da infantaria e artilharia que convertemos a partir do conjunto colonial da HaT, decidimos adicionar um pequeno conjunto de cavalaria, recorrendo aos lanceiros de Bengala da Strelets, de modo a obter uma pequena força de indianos que podem ser usados como complemento de forças ingleses no Médio Oriente durante a Grande Guerra.

O conjunto da Strelets inclui uma dezena de cavaleiros e outros tantos cavalos, em poses diferentes, a que foram adicionados alguns acessórios que incluem espingardas dentro dos respectivos coldres para prender às selas dos cavalos, lanças e sabres para figuras cuja pose não permite uma inclusão fácil numa só peça.

Será precisamente a variedade de poses, numa altura em que a Strelets não repetia nem as das figuras, nem as dos cavalos, a maior valia do conjunto que permite cobrir a grande maioria das necessidades, que vão desde poses algo estáticas mas necessárias até aos que estão a efectuar uma carga ou disparar contra o inimigo.


Image Hosted by ImageShack
Os lanceiros de Bengala da Strelets junto de uma peça de 18 pdr

Apesar de variado e com alguns detalhes de bom nível, este conjunto não está ao mesmo nível do que foi recentemente apresentado pela HaT, com figuras onde alguns pormenores relevantes falham, como as dobras das roupas, as armas, o diminuto tamanho dos turbantes ou algumas falhas a nível de molde.

Este conjunto, feito a pensar na época colonial mas que pode ser facilmente adaptado a outras eras, inclusivé a 1ª Guerra Mundial, substituindo o armamento, se necessário e pintando as figuras num tom de amarelo muito claro or creme, cor com que ficavam os uniformes após exposição prolongada ao Sol.

A pintura destes cavaleiros acaba, portanto, por ser muito semelhante à dos restantes indianos, procedendo de forma semelhante em termos de sequência de pintura que começa por uma base em cor preta a que se seguem sucessivas camadas com uma mistura que começa por ser algo escura, composta de amarelo e castanho, e que vai ficando sucessivamente mais clara com a adição de mais tinta branca.
Enviar um comentário