sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Os lanceiros de Bengala da Strelets - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Os lanceiros de Bengala da Strelets já finalizados

A pintura dos cavalos, realizada depois de serem limpos de rebarbas ou marcas de moldes, começa por uma base em cor preta, após o que os modelos serão pintados nas cores pretendidas com um píncel quase seco, podendo-se optar por diversos tns de castanho, cinzento, que pode ir do claro até ao quase preto, ou mesmo em tons mais amarelados.

Normalmente, evitamos quer o branco, que será um cinzento muito claro onde o branco será apenas visível em zonas mais salientes, ou o negro, que substituimos por um cinzento muito escuro sobre fundo preto, de modo a conseguir alguma profundidade e realçar os detalhes do modelo.

Os arreios dos cavalos são em castanho, a imitar cabedal, tal como as selas, que assentam sobre um pano quase branco, estando ainda presentes um capote enrolado, em cor de cinzento escuro que pode ser esverdeado e uma manta, que será de cor castanha ou em verde.


Image Hosted by ImageShack
Outra imagem dos lanceiros de Bengala da Strelets

Convém verificar se os cavaleiros se adequam às respectivas montadas, quer em termos de ajustes, quer de posições, já que um cavalo em posição de corrida poderá ter uma figura numa pose de carga, mas não uma que esteja a fazer fogo com uma espingarda, sendo também de verificar se existe uma espada na bainha, de modo a não haver duplicações caso o cavaleiro empunhe uma.

Também optamos por fotografar estes lanceiros em conjunto com algumas figuras que convertemos a partir da infantaria colonial da HaT e com o oficial da Emhar, de modo a que as diferenças de estilo e de detalhes possam ser apreciadas, bem como a compatibilidade entre a produção dos vários fabricantes.

Quando comparadas com as figuras indianas da HaT, as da Strelets saem a perder em toda a linha excepto a nível de variedade, equiparando-se no detalhe de algumas faces, que foram igualmente do nosso agrado, mas é óbvio que existe espaço para um novo conjunto de lanceiros de Bengala, seja na época colonial, seja para as campanhas realizadas durante a 1ª Guerra Mundial.
Enviar um comentário