terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Mk II da Airfix no Médio Oriente


Image Hosted by ImageShack
Um tanque inglês com a pintura usada no Médio Oriente

Muitos desconhecerão que os ingleses usaram carros de combate no Médio Oriente durante a Grande Guerra, enfrentando os exércitos turcos e os seus aliados alemães nos combates travados nos desertos da Palestina.

Desde 1916 que o comando britânico se apercebeu de que o uso de veículos blindados nas imensidões do deserto, onde as protecções naturais tendem a ser escassas, poderiam representar uma vantagem táctica, pelo que um destacamento de tanques Mk I e Mk II, tanto na versão "Male", armados com 2 canhões de 6 libras, quer na versão "Female", armados de metralhadoras, foi enviado para o Egipto.

Este destacamento, que operava em condições extremamente difíceis em termos de abastecimento e de mantenção, participou em combates em Gaza, onde três tanques foram postos fora de combate, e em diversos confrontos nas zonas desérticas, vindo mais tarde a receber como reforço e substituição de perdas três novos carros Mk IV, dois deles "Male" e outro "Female".


Image Hosted by ImageShack
Um tanque inglês com a pintura usada no Médio Oriente

Torna-se algo difícil, dada a inexistência de fotos a cor, saber qual o tom exacto destes carros de combate, mas podemos socorrer-nos da ilustração incluida no livro da Osprey que descreve os Mk I, Mk II e Mk III e das fotos dos "Lodestar" e do "Flirt II", actualmente em exposição em museus.

A cor 29 da Humbrol é para alguns considerada próxima, mas um método poderá ser o de, sobre o primário preto, usar um castanho semelhante ao dos uniformes ingleses e depois ir misturando com um amarelo claro, de modo a obter um certo relevo, após o que podemos pintar os detalhes.

O modelo da Airfix, que descrevemos no passado, continua a ser a base para estes carros de combate que vão até ao Mk III, o qual não foi usado em combate, esperando-se que este "kit" antigo venha a ter um digno sucessor na escala 1/72, mas, entretanto, o mesmo modelo foi reeditado e haverá uma versão "Female" a ser brevemente apresentada pelo mesmo fabricante.
Enviar um comentário