terça-feira, 10 de março de 2009

As figuras da aviação de 1925 da Preiser - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Figuras da Preiser com um "ploughing engine"

A Preiser é uma empresa alemã que se especializou na produção de figuras para combóios em miniatura na escala HO, mas que possui uma enorme gama, na qual podemos encontrar modelos apropriados à maioria das épocas do século XX.

As miniaturas na escala 1/72 são mais escassas do que as produzidas na HO, mas incluem alguns conjuntos extremamente interessantes e flexíveis, moldados em plástico duro que torna particularmente fáceis as conversões.

Entre os conjuntos mais interessantes, encontra-se o que inclui figuras destinadas a representar passageiros e tripulações bem como pessoal de serviço em aeroportos nos anos 20 e 30, dado que tem um excelente potencial de conversão que vai muito para além das intenções do fabricante.


Image Hosted by ImageShack
Algumas figuras da Preiser como tripulantes de uma lancha

Este conjunto é composto de três grelhas idênticas com doze figuras cada, todas elas diferentes, e de uma grelha adicional com cabeças, de modo a facilitar eventuais conversões, aumentando assim a variedade disponível.

Em textos anteriores já apresentamos algumas das conversões, nomeadamente os oficiais a cavalo do Corpo Expedicionário Português, bem como elementos das tripulações de embarcações e combóios, mas faltavam ainda algumas das figuras originais que podem revelar-se de interesse para diversas situações.

Contribui para esta flexibilidade de uso a inclusão no conjunto de algumas figuras algo inesperadas, como os marinheiros, que não se entende exactamente o que fariam num aeroporto, bem como as figuras uniformizadas que mais parecem orientar combóios ou os que usam um sobretudo e um boné de pala e cuja ocupação não é intuitiva.
Enviar um comentário