segunda-feira, 23 de março de 2009

Comando colonial inglês da Waterloo 1815


Image Hosted by ImageShack
Um oficial montado e a figura do general Gordon da Waterloo 1815

A Waterloo 1815 produz alguns dos mais interessantes conjuntos de figuras destinados à época colonial, entre eles um que inclui infantaria inglesa e egípcia apropriados para a campanha no Sudão em finais do século XIX mas que pode ser usada para outros cenários.

Este conjunto é composto por quatro grelhas idênticas, algo que constitui uma das suas maiores fraquezas, pois algumas das figuras, pela sua especificidade, deveriam ser restringidas a uma única unidade, sendo disso exemplo aquela que reproduz o general Gordon, morto em Kartoum.

Para além de um conjunto de soldados de infantaria egípcia, os quatro ingleses incluidos em cada grelha, dos quais três são oficiais, são uma boa base para constituir os comandos de outras unidades que, tal como os escoceses da HaT, não incluem qualquer graduado.


Image Hosted by ImageShack
Outra foto do conjunto de comando com figuras da Waterloo 1815

Optamos por usar algumas destas figuras, concretamente o oficial montado e aquele que parece reproduzir o general Gordon, que tem uma farda algo original e usa o típico "fez" egípcio para, numa mesma base, servir de comando para outras unidades, deixando o oficial apeado e uma figura armada com espingarda, que pode ser um sargento, noutra base.

A pintura destes modelos seguiu os mesmo passos de outras figuras da época colonial e que usam um esquema de pintura muito semelhante, baseadas essencialmente num tom de amarelo claro semelhante ao utilizado nos indianos da HaT, pelo que esse será um texto que pode ser utilizado para efeitos de sequência de pintura e evita duplicar aqui o processo utilizado.

Este é, sobretudo, um exemplo de como figuras de um fabricante podem ser utilizadas para complementar as de outro, permitindo enriquecer conjuntos que carecem de um número adequado e oficiais ou que não incluem sequer elementos com os quais formar uma pequena base de comando.
Enviar um comentário