quinta-feira, 19 de março de 2009

Mais alguma infantaria colonial escocesa da HaT - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria colonial escocesa da HaT

Já apresentamos as duas primeiras figuras de escoceses coloniais que pintamos, numa altura em que realizamos algumas conversões, mas vamos agora voltar ao assunto, complementando-as com mais modelos e enquadrando-as um pouco mais.

Em termos de pintura, remetemos para o texto anterior, onde todo o processo é devidamente detalhado, faltando apenas ir expondo algumas das poses que ainda estavam em falta, incluindo a única que reproduz o uniforme e equipamento durante a marcha, bastante mais pesado e completo do que o transportado em combate.

O final do século XIX foi um período em que os militares ao serviço do Império Britânico viram os seus coloridos uniformes, muitas vezes em tons de vermelho, deram lugar a cores mais práticas, com a infantaria a passar a usar um tom amarelado, enquanto a artilharia e cavalaria hesitavam na transição.


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria colonial escocesa e artilharia da HaT

No entanto, apesar de alguma resistência e defesa da tradição, perto da transição para o século XX, as cores mais vivas já tinham sido abandonadas e um beije amarelado era o padrão nas zonas de maior calor, enquanto noutras a transição era feita para um castanho que permaneceria até depois da 2ª Guerra Mundial.

Portanto, estes escoceses podem ser pintados num tom amarelado, tal como o fizemos, mas também com o casaco vermelho ou mesmo azul, dado que havia regimentos que usavam diversas variantes e combinações de cor, aumentando assim o potencial deste conjunto que pode ser usado desde a África do Sul até ao Egipto e Sudão ou ao Afeganistão.

Aproveitamos também para uma foto comparativa com um escocês e um indiano, em poses semelhantes, sendo de estranhar que a altura esteja algo invertido relativamente à realidade da época, altura em que os europeus tinham uma estatura substancialmente maior do que a dos povos asiáticos.
Enviar um comentário