sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais alguma infantaria colonial escocesa da HaT - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria colonial escocesa da HaT

A questão das dimensões das figuras é sempre delicada e pode mesmo inviabilizar a combinação entre diferentes fabricantes, mas até mesmo entre conjuntos de uma mesma proveniencia, situação que tem vindo a aumentar na proporção da oferta do mercado e que impossibilita, em muitos casos, compor uma pequena força usando os modelos existentes.

Na força Aliada construida para as campanhas do Médio Oriente, onde estão presentes figuras da HaT, Airfix, Emhar e Strelets, notam-se facilmente a variação de estilos e de estatura que, apesar do cuidado que tivemos, não deixam de ser aparentes.

Apesar de pequenas descrepâncias, a compatibilidade entre as recentes figuras da HaT, nomeadamente as do período colonial, tem sido elevada, quer em termos de estatura, quer do estilo escultórico, permitindo uma fácil mistura entre os vários conjuntos sem que se notem incompatibilidades flagrantes.


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria colonial escocesa e indiana da HaT

Assim, quer os três conjuntos de armas de apoio, quer os conjuntos de infantaria que têm sido apresentados recentemente pela HaT permitem facilmente constituir um pequeno exército, apto para as campanhas realizadas nos finais do século XIX, podendo as figuras serem inclusivé convertidas partilhando partes de várias proveniências.

Será sobretudo a questão das conversões que implica uma maior compatibilidade entre diversos conjuntos de figuras, dado que só quando as dimensões e o próprio estilo é praticamente idêntico se consegue trocar partes substanciais dos modelos, como toda a parte superior, sem que daí resulte uma aparência estranha e pouco realista com manifestos erros anatómicos.

O lançamento destes novos conjuntos demonstraram que é possível a um fabricante ter um retorno rápido investindo num novo período desde que apresente uma gama completa, de boa qualidade e com uma variedade que satisfaça o gosto de um substancial número de modelistas, que se sentirão tentados a colecionar mesmo que apenas pela beleza dos modelos.
Enviar um comentário