quinta-feira, 5 de março de 2009

O "Ploughing engine" Fowler Class Z7 da Keil Kraft - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Caixa e peças da máquina a vapor ou "ploughing engine" da Keil Kraft

Após serem instalados em locomotivas e navios, os motores a vapor foram adoptados por diversos veículos terrestres, sobretudo a primitivas carruagens a vapor e a tractores, que rapidamente acabaram por ter uma utilização militar.

O Exército Britânico recorreu a diversos tipos de tractores movidos a vapor, alguns dos quais blindados, que acabaram por ser usados em diversos conflitos, como a guerra dos Boers, mas estes veículos foram exportandos para numerosos países em todo o Mundo, sendo que alguns deles foram usados em Moçambique, na altura administrado por Portugal.

No entanto, apesar da sua popularidade e de se terem mantido em serviço por vários anos, existem poucos modelos em plástico na escala 1/72 deste tipo de veículo, sendo uma das raras excepções a miniatura da Keil Kraft, actualmente fora de produção.


Image Hosted by ImageShack
As insuficientes instruções de montagem do "ploughing engine" da Keil Kraft

Os modelos da Keil Kraft, dos quais já apresentamos o Thornicroft e o Foden, não são particularmente perfeitos nem estão ao nível das produção mais recente apesar de reproduzirem correctamente as linhas dos veículos reais, mas o Fowler Z7 é de um nível completamente diferente, com mais peças e detalhes que lhe permite reproduzir melhor o veículo real, embora com alguns problemas a nível de construção.

O "ploughing engine" desta marca reproduz um modelo Fowler Class Z7 produzido em Inglaterra nos finais do século XIX e é de pintura e construção algo complexa, em grande parte devido às numerosas peças e às instruções algo defecientes e às inúmeras decorações sobre um fundo quase inteiramente negro, tornando-o completamente inadequado para os menos experientes.

Assim, compreende-se que o primário negro ganha uma especial importância, dado que sobre ele apenas adicionaremos alguns retoques e aguadas que darão um aspecto mais envelhecido, adequado a um veículo em serviço nas colónias do Império.
Enviar um comentário