sábado, 14 de março de 2009

Os árabes da Airfix/HaT - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Foto das várias poses apeadas dos árabes da Airfix/HaT

Tal como acontece com outras figuras, estas devem ser cuidadosamente lavadas, sobretudo devido ao plástico pouco adequado à pintura em que são feitas, após o que recebem um primário preto, essencial para que a tinta agarre de forma conveniente.

A questão da preparação, dado o plástico usado, que nas figuras produzidas pela HaT é diferente do original da Airfix e surge como ligeiramente pegajoso, ganha aqui especial importância e levou-nos a efectuar algumas experiências.

Recorrendo a segmentos de grelha, optamos por cortar quatro pedaços de plástico dos quais dois foram lavados com detergente e esfregados com uma velha escova de dentes, enquanto os dois restantes ficaram tal como os recebemos.


Image Hosted by ImageShack
Outra foto do mesmo conjunto de figuras dos árabes da Airfix/HaT

Optamos por pintar um dos segmentos lavados com tinta de esmalte negro semi-brilhante da Humbrol e outro com o habitual negro mate acrílico da Vallejo e fizemos o mesmo com os pedaços de plástico não lavados, de modo a obter quatro combinações diferentes.

Após meia dúzia de horas de secagem, essencial para as pinturas em esmalte da Humbrol, começamos a raspar as superfícies, de modo a verificar qual a combinação que apresentava maior resistência, sendo que esta recaiu sobre a tinta de esmalte sobre um plástico lavado.

Enquanto começamos a pintar quatro figuras apeadas, desenvolvemos esforços no sentido de obter a um preço razoável um "spray" de Krylon Fusion para plástico, de modo a poder testá-lo como primário noutro conjunto de figuras, de modo a comparar com as soluções actuais.
Enviar um comentário