segunda-feira, 16 de março de 2009

Os árabes da Airfix/HaT - 4ª parte


Image Hosted by ImageShack
Os camelos e cavaleiros incluidos no conjunto de árabes da Airfix/HaT

Uma das particularidades do conjunto de árabes da Airfix/HaT é o de ter sido pioneiro na inclusão de camelos, ou mais concretamente de dromedários, dado só terem uma bossa, pelo que este é um aspecto que merece um especial destaque.

Os três camelos, com duas poses diferentes, reproduzem fielmente estes animais tão típicos do deserto, falhando apenas no que diz respeito à textura do pelo, particularmente espesso e, nalgumas zonas, enredado ou encaracolado.

Optamos por colar os camelos nas respectivas bases originais e estas, que são frágeis e não agarram muito bem a tinta, foram por sua vez coladas em bases que cortamos em plástico rígido de uma antiga caixa de CD's, com uma dimensão de 5 x 3 cm.


Image Hosted by ImageShack
Detalhe de um dos cavaleiros árabes da Airfix/HaT

A pintura dos camelos é simples, com camadas sucessivas de castanho cada vez mais claro, aplicada com a técnica de píncel seco, sobre um primário negro, após o que passamos à fase de detalhes que, não oferecendo complicações, pode ser algo trabalhosa caso optemos por uma decoração mais rica dos arreios e selas.

Para dar mais cor ao conjunto, decidimos pintar de forma diferente todas as selas e arreios, usando vermelho, dois tons de azul e dourado, usando negro para delimitar as zonas e dar maior relevo a todo o conjunto, sendo que do colorido dos arreios resultará em grande parte o interesse dos modelos e do próprio conjunto.

A fase final é a de finalizar as bases, pintando-as em tom de areia, que será coberta por cola branca e polvilhada com uma mistura de pó, um pouco de relva electróstatica e pequenas pedras, que darão aos conjuntos um aspecto mais realista e pronto para receber os respectivos cavaleiros.
Enviar um comentário