terça-feira, 12 de maio de 2009

Trincheiras sérvias, 1915

Imagem publicada na revista Ilustração Portugueza, No. 465, Janeiro 18 1915.



Legenda: "Trincheiras improvisadas do exercito servio. -- ('Cliché' Abeniacar)." Carregar na imagem para ver em tamanho 1112 x 719.

Esta linha defensiva, descrita como uma trincheira, tem como particularidades estar à superfície, algo que por vezes sucedia quando o terreno era demasiado duro ou facilmente inundado, e a camuflagem em ramos de árvore.

Sem uma descrição complementar é difícil determinar qual o posicionamento e utilização desta estrutura defensiva, mas somos tentados a acreditar que não estará numa primeira linha e servirá essencialmente como posição de apoio ou plataforma logística.

As trincheiras escavadas tinham, naturalmente, vantagens em termos de protecção, sendo as preferidas na maioria das situações e aquelas que tendem a ser associadas ao período da Grande Guerra, mas existiam diversas alternativas, impostas por condicionalismos do terreno e pela própria situação concreta, sendo que nem sempre havia tempo para escavar posições onde colocar equipamentos de maior dimensão.

Assim, esta foto, de uma época em que os elaborados sistemas de trincheiras ainda não tinham sido apurados, poderá reproduzir uma posição de segunda linha ou mesmo um sistema de abasteciemntos, mas dificilmente uma posição de combate, dada o fraco número de militares que a guarnecem e a excessiva vulnerabilidade que apresenta.
Enviar um comentário