domingo, 26 de abril de 2009

Cavalaria francesa em 1914

Imagem publicada na revista Ilustração Portugueza, No. 456, 1914.



Legenda: "A cavalaria franceza operando um movimento no Norte". Carregar na imagem para ver em tamanho 450 x 492.

No início da Grande Guerra a imagem de cavalaria montada, armada de forma tradicional, com lanças sabres e carabinas, com um fardamento que incluia pesados capacetes que lembravam a época napoleónica, eram ainda uma visão popular que desapareceria rapidamente com o evoluir do conflito.

Estes militares franceses, fotografados em 1914, envergam ainda o uniforme tradicional do início da guerra, em azul e vermelho, que seria substituido pelo célebre "azul horizonte", correspondendo a um cinzento azulado que seria usado também por outras nações.

Para além das alterações a nível de fardamento, muitos destes regimentos passaram a combater desmontados, pelo que os sabres e lanças deixaram de ser utilizados e as carabinas foram substituidas pelas vulgares espingardas usadas pela infantaria.

No entanto, apesar das alterações na forma de combater, houve regimentos de cavalaria que se mantiveram montados durante todo o conflito, desempenhando sobretudo missões de reconhecimento e participando em acções de combate flagelando unidades inimigas em situação de maior vulnerabilidade.
Enviar um comentário