quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mais alguma infantaria prussiana de 1870 da Emhar - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria prussiana de 1870 da Emhar

Já apresentamos num texto anterior oito das figuras de infantaria prussiana da guerra travada por este estado germânico em 1870 contra a França, mas faltavam ainda algumas das poses incluidas neste conjunto da Emhar.

As questões relativas à pintura e detalhes destas figuras foram explanadas anteriormente, sendo nosso propósito, essencialmente, mostrar as restantes posições incluidas neste conjunto que é um dos poucos disponíveis para este conflito que permance algo ignorado, não obstante a sua importância para toda a Europa.

Este segundo conjunto de oito figuras divide-se em poses completamente novas e noutras que são apenas variantes de algumas que já divulgamos, dada a opção da Emhar em fornecer variantes onde apenas detalhes, como o capacete ou boné, fazem a diferença.


Image Hosted by ImageShack
O conjunto completo das figuras da infantaria prussiana de 1870 da Emhar

As 48 figuras incluidas neste conjunto pecam por alguma repetição e pela falta de oficiais e de um grupo de comando que inclua porta-bandeiras, clarim ou ajudantes, mas em termos individuais são do que de melhor se faz nesta escala, com excelentes detalhes e proporções visível, por exemplo, a nível das faces e das armas.

A arma usada pelos prussianos neste conflito era a espingarda Dreyse, uma arma de carregamento pela culatra, municiada através de cartuchos em papel que eram percutidos por um sistema de agulha, mecanismo comum na época mas que resultou menos eficaz do que a Chassepot francesa.

Da diferença de alcance entre as armas da infantaria prussiana e seus aliados e francesa resultou uma substancial desproporção de baixas e uma inegável vantagem táctica que os franceses não conseguiram aproveitar devido a debilidades estratégicas, sobretudo em termos de movimentação, e à muito maior eficácia da moderna artilharia germânica.
Enviar um comentário