sábado, 4 de abril de 2009

Mais alguma infantaria prussiana de 1870 da Emhar - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria prussiana de 1870 da Emhar

Merece uma especial atenção o uso dado pelos prussianos aos caminhos de ferro, à organização flexível que permitia marchar muito mais rapidamente que os seus adversários e a uma logística adequada a um conflito moderno, do que resultou uma maior capacidade de manobra que foi devidamente aproveitada em termos estratégicos.

Para além da superioridade estratégica, a moderna artilharia ao dispor dos prussianos, que superava em muito a francesa, resultou numa vantagem decisiva, que superou a desvantagem em termos de armas individuais de infantaria e permitiu vitórias decisivas contra um inimigo fortemente entrincheirado.

Esta foi também uma guerra onde o poder de fogo demonstrou que os combates corpo a corpo como factor decisivo pertenciam ao passado e que a cavalaria, apesar de alguns sucessos, já não tinha a mesma importância que justificara em conflitos anteriores.


Image Hosted by ImageShack
Figuras da infantaria prussiana de 1870 da Emhar

A guerra Franco-Prussiana, para além de pressagiar muito do que viria a verificar-se na 1ª Guerra Mundial, com o recurso a um conjunto de meios típicos das guerras modernas, veio permitir a unificação política dos Estados alemães e a implementação de diversas medidas sociais, como férias, reformas e assistência, que hoje constituem a base do estado social de modelo europeu.

A importância desta guerra justifica plenamente uma maior atenção por parte dos fabricantes de miniaturas, como forma de divulgar uma época de profundas alterações políticas, sociais, culturais, técnicas e tecnológicas que vieram a ter uma maior evidência na passagem para o século XX e nos anos que antecederam a Grande Guerra.

A Emhar veio dar um contritbuto importante, se bem que ainda insuficiente, esperando-se que a HaT, que tem alguns conjuntos previstos, venha complementar os escassos modelos disponíveis e divulgar este importante e muito esquecido conflito europeu.
Enviar um comentário