quinta-feira, 30 de abril de 2009

Marinheiros portugueses de partida para África, 1914

Imagem publicada na revista Ilustração Portugueza, No. 456, 1914.



Legendas: "1. O capitão de mar e guerra sr. Nunes da Silva, comandante do corpo de marinheiros, e o capitão-tenente sr. Coroliano da Costa, comandante do batalhão expedicionário, passando revista às praças.
2. Os corneteiros e entre eles o cabo Manuel Augusto de Sousa; X que foi brindado com uma artistica requinta, que tem, em placa de prata, gravada a data do oferecimento." Carregar na imagem para ver em tamanho 900 x 770.

Como complemento de uma foto recentemente publicada, disponibilizamos uma novo conjunto de fotografias do embarque de marinheiros portugueses para África no início da 1ª Guerra Mundial.

O uniforme naval destes marinheiros é típico para operações em terra, sendo também de salientar o armamento dos oficiais, que constava de um sabre e de uma pistola Luger, celebrizada ao serviço do exército alemão.

O uniforme azul escuro, cor das fardas dos oficiais de alta patente incluidos na fotografia, era utilizado para serviço embarcado ou em cerimónias, acabando por ter muito pouco uso em África onde modelos simplificados que rapidamente ficavam em cinzento claro, muitas vezes quase branco, erama norma.
Enviar um comentário