terça-feira, 21 de abril de 2009

Metralhadoras de dragões franceses em 1914

Imagem publicada na revista Ilustração Portugueza, No. 456, Novembro 16 1914.



Legenda: "Regimento de dragões com as suas metralhadoras". Carregar na imagem para ver em tamanho 803 x 416.

No início da Grande Guerra ainda existiam numerosos regimentos de cavalaria montada em todos os exércitos, com os esquadrões a serem complementados por unidades com armas de apoio.

Os regimentos de dragões franceses, para além de esquadrões armados segundo padrões ancestrais, que incluiam espada e carabina, passaram a incluir outros equipados com metralhadoras instaladas em reparos com rodas semelhantes às dos armões de artilharia e puxadas por quatro cavalos, de modo a possuirem uma mobilidade compatível com unidades a que prestavam apoio.

Não obstante a introdução de novas armas e de alterações organizacionais, a maioria dos regimentos de cavalaria franceses acabou por ser apeado e utilizado de forma semelhante a unidades de infantaria, mantendo das suas origens pouco mais do que a tradição e algumas insígnias específicas.

Com excepção do Médio Oriente e de algumas áreas da frente Oriental, este foi o destino da maior parte das unidades de cavalaria dos vários exércitos, numa época em que os carros de combate eram mal vistos pelos cavaleiros e entregues a serviços específicos que podiam ser de proveniência naval.
Enviar um comentário