quinta-feira, 9 de abril de 2009

O "Centaur" convertido da HaT


Image Hosted by ImageShack
O "Centaur" convertido da HaT

Apresentamos num texto anterior a versão original do "Cromwell" da HaT, mas este "kit" pode servir de base a diversas conversões, das quais a mais fácil e imediata é a do "Centaur".

As diferenças visíveis entre os dois modelos são, essencialmente, três, concretamente o canhão, com a peça de 75mm do "Cromwell" a dar origem ao óbus de 95mm do "Centaur", a remoção parcial dos guarda-lamas e a remoção da metralhadora frontal, com a abertura a ser fechada.

Assim, após remover os guarda-lamas dianteiros e cortar os traseiros, de modo a compatibilizá-los com os do "Centaur", usamos um pequeno disco em plástico e betume para tapar o orifício da metralhadora.


Image Hosted by ImageShack
O "Centaur" convertido da HaT junto do "Cromwell" original

A nova peça de 95mm foi feita através de sobras de um canhão de 105mm, que deu origem à extremidade, a qual foi colada numa secção de plástico em forma de tubo, que substituiu o canhão original, sendo estas as alterações em termos de modificação de peças.

A pintura do "Centaur" é semelhante à do "Cromwell", sendo a diferença mais visível as marcações em branco ao redor da torre, que servem para auxiliar a regulação do tiro, podendo-se no restante usar uma pintura semelhante à do modelo original.

Esta é uma das conversões mais simples que efectuamos, bastando alguns minutos adicionais para além do necessário para o modelo original que é, sem dúvida, um dos melhores "kits" produzidos pela HaT.
Enviar um comentário