segunda-feira, 13 de abril de 2009

Planos do tanque Mk V


Image Hosted by ImageShack
Planos do Mk V sensivelmente na escala 1/72

Apesar de ter sido um dos modelos mais utilizados durante a 1ª Guerra Mundial e participado na Guerra Civil Russa, que terminou com a vitória bolchevique e implantação do regime soviético, o Mk V continua esquecido pelos fabricantes de modelos, não existindo nenhuma miniatura na escala 1/72.

A Cromwell Models tem uma excelente reprodução do Mk V Star, uma versão alongada, de dimensão semelhante à um "Tadpole", feita em resina na escala 1/76, que pode satisfazer alguns modelistas, mas não substitui o modelo Mk V básico.

Tal como outros tanques ingleses da época, os Mk V existiam nas versões Male, armados com dois canhões de 6 libras ou 57mm e 4 metralhadoras, Female, com seis metralhadoras Hotchkiss, ou Hemafrodita, com um canhão do lado direito e apenas metralhadoras no esquerdo.


Image Hosted by ImageShack
Planos do Mk V sensivelmente na escala 1/72

Os suportes laterais dos Mk V, eventualmente exceptuando pequenos detalhes difíceis de detectar, são idênticos aos dos Mk IV, com as metralhadoras Hotchkiss a substituir as Lewis, dispensando conversões, pelo que é no corpo do tanque que as atenções se vão concentrar.

Algumas diferenças são evidentes, nomeadamente as torres superiores, a ausência de grelha na traseira e a colocação em ambos os flancos, a metralhadora na rectaguarda ou o escape superior, mas existem outros pequenos detalhes que podem ser incluidos e farão toda a diferença.

Os planos que apresentamos hoje, provenientes de George Bradford, são a primeira base de trabalho para quem queira converter um dos modelos de Mk IV existentes, eventualmente a versão Female da Emhar, num inédito Mk V, seguindo-se outras informações que auxiliem neste processo.
Enviar um comentário